sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Atividade Consumo Responsável

Dentro do programa Pro-Jovem executamos uma atividade de um mês com a intenção de abordar a cultura de consumo. Embora nosso público alvo sejam pessoas de baixa renda, é notório a busca pelo ter, que gera endividamento e frustrações.
A experiência foi bem satisfatória. Disponibilizamos abaixo o plano de ação:

Apresentação

A política de transferência de renda é, sem dúvidas, de suma importância para a contribuição da qualidade de vida dos usuários. Para que esses recursos sejam melhores aproveitados, é indispensável trabalhar com os grupos de maneira reflexiva sobre os temas mais cotidianos.
Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, pela resolução CNAS nº103/2009 e reordenado em 2013 por meio da resolução CNAS nº 01/2013, é necessário desenvolver atividades que propiciem vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social e compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo.
O tema proposto para esse plano de ação é o consumo responsável. Com os apelos midiáticos, as pessoas são levadas a consumir produtos de maneiras excessiva e desnecessária, por uma ilusão de felicidade vendida nos comerciais, que prejudicam a autoestima quando a felicidade esperada não é alcançada, fazendo-as (desejar) consumir ainda mais. Esses gastos também podem comprometer o orçamento limitado dos usuários dos programas de transferência de renda.
Além disso, como consequência do consumismo/produtivismo há migração de pessoas, poluição ambiental, piora das condições de trabalho, entre outros impactos negativos.
Para que haja uma mudança positiva nesse quadro, é importante que o orientador social desenvolva ações, de caráter preventivo e proativo, visando o consumo responsável, partindo de hábitos mais conscientes no momento das compras e da utilização dos recursos naturais.

Objetivo

De acordo com a realidade de cada um, reconhecer os principais desafios relacionados ao produtivismo/consumismo da sociedade globalizada e contribuir para a reorientação dos hábitos de consumo, por meio da construção de uma visão crítica aos apelos comerciais.

Desenvolvimento

1º encontro: Produção e consumo
- Dinâmica de abertura que visa integrar o grupo trazer a atenção para o momento.
- Apresentação breve sobre quem somos, os objetivos das atividades nos próximos 3 encontros e o que vamos realizar no dia.
- Dinâmica relacionada ao tema, conforme a faixa etária, para introdução ao assunto de maneira lúdica.
(Colamos na parede imagens de propagandas de revistas. Pedimos para que os jovens formassem duplas, um seria conduzido de olhos fechados pelo outro até uma imagem. Então abriria os olhos por 2 segundos, sendo então conduzido a outra imagem. A ideia é passar de maneira lúdica como somos conduzidos à aceitar os padrões hegemônicos.)
- Preenchimento individual de um questionário para reflexão. As respostas serão usadas para direcionar as abordagens dos demais encontros.
(As perguntas foram: O que você acha sobre o sistema político econômico? Suponha que você tenha 1.200 reais, como você usaria esse dinheiro? Para você o que é consumo consciente?
- Breve fala resumindo as ideias principais do documentário “A história das coisas”, de modo a direcionar e facilitar a compreensão.
- Exibição do filme “A história das coisas”, um documentário com duração de 20 minutos que trata do atual sistema de produção que passa pela extração dos recursos naturais, pela produção, distribuição, consumo e lixo e toda relação estabelecida entre diversos problemas ambientais e sociais e a necessidade de consumir de maneira responsável.
- Roda de conversa sobre o filme (abordando dúvidas, as diversas compreensões, pontos de vista e comparação com a realidade vivida em Ilhabela).
 - Atividade: Registro reflexivo sobre a compreensão do filme através de textos / desenhos / fotos relacionados ao filme.
- Distribuição de cópias de “Lolo Barnabé”, um pequeno conto sobre uma família que vivia no tempo das cavernas, composta por um homem uma mulher e o filho do casal. Viviam inventando soluções domésticas para facilitar a vida, até que eles percebem que quanto mais eles produziam mais eles queriam consumir, que os objetos não traziam felicidade, a qual foi reencontrada nos momentos de convivência e socialização.

2º encontro: Mídia
- Dinâmica de abertura visando trazer foco para o momento.
- Apresentação breve do que será feito no dia.
- Retomar o encontro anterior: O que nos leva a consumir aquilo que não precisamos?
- Exibição de um comercial publicitário para perceber quais são as ideias, sentimentos e sensações que pretende-se vender.
- Debater em roda a diferença entre esses dois verbos: querer e precisar. Seguir com um momento de reflexão e a construção de um painel coletivo, onde cada um escreve/desenha/recorta e cola em um cartaz no centro da roda, aquilo que deseja e/ou precisa. Sugere-se distribuir os trabalhos de modo aleatório na cartolina ou papel cartão.

3º encontro: Administração
- Dinâmica de abertura visando trazer a atenção para o momento.
- Apresentação breve do que será feito no encontro de hoje.
- Debater como é administrado o dinheiro que recebem.
- Distribuir uma planilha de gastos, e sortear salários fictícios. Cada um deve preencher sua planilha buscando não ficar no negativo.
- Dinâmica de encerramento.

- Avaliação: preenchimento de questionário, esclarecendo que o intuito não é avaliar os participantes, e sim os encontros e o plano de ação. Para identificar os pontos negativos e positivos dos encontros.

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